O texto trata sobre a avaliação do aluno relacionado a questão da democratização do ensino. Onde refletimos sobre se a avaliação atual está a favor ou contra a democratização do ensino.
Segue abaixo a síntese do texto.
Síntese: Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização
do ensino?
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação do aluno: a favor ou contra democratização do
ensino? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação
da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez,
2011, p.95-118.
1.
Democratização
do ensino e avaliação do aluno
·
Democratização do
acesso á educação escolar
·
Por que necessitamos de
escolarização?
·
Como vamos exigir
nossos direitos?
·
Educação como
instrumento necessário
·
Acesso Universal ao
ensino como democratização
·
Importância da
Revolução Francesa !
·
Sociedade Burguesa
subtraiu as camadas populares do acesso á educação escolar
·
Dificuldade de acesso
ao ensino é um fator que atua contra a sua democratização
·
A permanência do
educando na escola e a consequente terminalidade escolar definem a democratização
do ensino
·
Permanência escolar com
brechas dependendo das condições locais
·
Desde a década de 30 se
ver esse fenômeno de altas taxas de evasão, e nenhuma decisão foi tomada
·
A sociedade burguesa
procura por diversos mecanismos limitar o acesso e a permanência das crianças e
jovens no processo de escolaridade
·
A repetência e a
terminalidade tem implicações sérias e graves contra a democratização do ensino
·
A não permanência, o
baixo nível de terminalidade e a qualidade de ensino são fatores antidemocráticos
·
Permanência e
terminalidade dão-se na intimidade da escola e aí a avaliação da aprendizagem
possui um papel importante.
·
Uma avaliação escolar
conduzida de forma inadequada pode possibilitar a repetência, consequentemente
evasão
·
Testes mal-elaborados,
leitura inadequada, uso insatisfatório dos resultados, autoritarismo e etc..
tornam a avaliação um instrumento antidemocrático
·
Papel da avaliação da
aprendizagem:
o Possibilitar
uma qualificação da aprendizagem do educando, sem pensar em classificar
·
A avaliação educacional
escolar se processa na sala de aula;
·
Após a unidade de
ensino os professores aplicam instrumentos para avaliar a aprendizagem do
aluno;
·
Os professores esperam
que os alunos expressem seus entendimentos e compreensões dos conteúdos;
·
Os instrumentos de
avaliação são construídos baseados nas seguintes variáveis:
1. Conteúdo
ensinado;
2. Conteúdo
que pensa ter ensinado;
3. Conteúdos
extras.
·
Após elaboração do
instrumento o professor faz uma revisão e por julgar fácil cria mais algumas
dificuldades;
·
Os professores
atribuem notas que somadas formaram
médias de aprovação ou reprovação sendo registradas no histórico escolar do
aluno;
·
As escolas além de
provas finais utilizam outras atividades para avaliação, como: testes
intermediários, trabalhos entre outras atividades;
·
Entende-se avaliação
como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de
decisão;
·
São três as variáveis
para que o ato de avaliar cumpra seu papel:
1. Juízo
de qualidade
2. Dados
relevantes da realidade
3. Tomada
de decisão
·
1. Juízo de qualidade –
são afirmações ou negações sobre algo, para atribuí-lo teremos que possuir um
padrão ideal de qualidade.
·
O professor compara os
resultados das condutas do aluno com as expectativas de resultado do padrão
ideal de julgamento;
·
O juízo de qualidade
deve estar fundado sobre os dados relevantes da realidade;
·
2. Dados relevantes da
realidade – São as condutas aprendidas e manifestadas pelos alunos, sua
aprendizagem será mais ou menos satisfatória baseado no padrão ideal;
·
3.Tomada de decisão –
Baseia-se em três possibilidades:
1. Continuar
na situação em que se está;
2. Introduzir
modificações;
3. Suprimir
a situação.
·
Os professores
dificilmente definem com clareza o padrão de qualidade que se espera da conduta
do aluno;
·
Um padrão ideal de
aprendizagem seria o mínimo necessário
naquilo que se estar ensinando;
·
A prática da avaliação é atravessada por
questões disciplinares, de controle dos alunos e castigo;
·
Os dados relevantes
deverão ser compatíveis com o objeto a ser avaliado e os objetivos que se tem;
·
Os professores
consideram dados irrelevantes para tornarem os seus instrumentos de avaliação
mais difíceis;
·
Pela avaliação
reduzimos a criatividade e impedimos a construção do conhecimento do aluno
manifestada por uma prática autoritária da avaliação e por isso
antidemocrática;
·
A avaliação é expressa
por meio de algum símbolo, seja ele numérico ou verbal, as notas são símbolos
numéricos e os conceitos são símbolos verbais;
·
Essa média só pode ser
obtida pelo fato de praticarmos um contrabando entre a qualidade e quantidade;
·
O contrabando entre
qualidade e quantidade é uma forma pela qual os alunos podem sem aprovados sem
deter os conhecimentos necessários numa unidade de ensino;
·
Se as escolas
trabalhassem com o mínimo de conhecimentos, ela não teria necessidade de fazer
média;
·
A atual prática de
avaliação escolar contém muito de antidemocrático.
3.
Proposição
de um encaminhamento: A avaliação diagnóstica
·
A atual prática de
avaliação escolar não viabiliza um processo de democratização do ensino
·
Possibilita um processo
cada vez menos democrático no que se refere à expansão do ensino e sua
qualidade
·
Partir para uma
avaliação diagnóstica
·
Modificar a avaliação
de classificatória para diagnóstica
·
Avaliação ser assumida
como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem
·
Tomar decisões
suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de
aprendizagem
·
Saindo da ideologia de
aprovação e reprovação e partindo para um diagnóstico da situação
·
Se determinado
conhecimento ou habilidade é essencial para o aluno, ele tem que adquirir
·
Se não adquiriu aquele
conhecimento tem que trabalhar para adquirir
·
Comparação com um
diagnóstico médico
·
Todo inserir imagem com
um diagnóstico médico
·
Proposição da avaliação
·
Avaliação como um
instrumento de diagnóstico para o avanço
·
Tendo funções de
autocompreensão:
- do sistema de ensino
- professor
- aluno
·
Fornecendo uma
automotivação do aluno, já que o aluno poderá enxergar seu crescimento mediante
os níveis de aprendizado
·
Para que a avaliação
cumpra essas funções, exige-se um rigor técnico que é:
- Medir
resultados de aprendizagem claramente definidos, que estivessem em harmonia com
os objetivos instrucionais
-
Medir uma amostra adequada dos resultados de aprendizagem e o conteúdo de
matéria incluída na instrução
-
Conter os tipos de itens que são mais adequados para medir os resultados da
aprendizagem desejados
-
Ser planejados para se ajustar aos usos particulares a serem feitos dos
resultados
- Ser construídos tão
fidedignos quanto possível e, em consequência, ser interpretados com cautela
- Ser utilizados para melhorar a aprendizagem do
estudante do sistema de ensino
Confira também o slide utilizado pelos alunos na apresentação do seminário.
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